sonho do gaya

Eu tive dois sonhos não importantes, um com o Freddy Krueger num avião e outro com a Olivia Newton John cantando Guns of Brixton numa banda.

Mas eu tive outro sonho.

Eu estava num salão de um museu, que nem o do Ipiranga, adaptado de uma casa, mas bem maior.
Ia ter uma exposição nessa sala, que era metade parede e a metade cima era madeira, com aqueles relevos quadrados fininhos em volta. Nessa parte de cima tinha umas molduras douradas grossas, onduladas na borda, demarcando aonde ficariam os quadros.

Só que alguém tinha pintado uns quadros bem coloridos e bonitos dentro da moldura, direto na madeira. Eram tão bonitos que eu só percebi que não eram os quadros de verdade porque tinha uma moldura que estava em diagonal numa quina enquanto a pintura acompanhava a dobra da parede.

O Gustavo falou que o pintor que tinha feito isso, era um pintor de parede e queria atrapalhar a exposição.

Ele me levantou nos ombros e falou pra eu olhar na fresta entre a madeira e a parede. Eu vi uma igreja vazia e escura, que estava fechada ao público, mas o buraco era tão pequeno que demorou pra eu entender que o que eu tinha que ver eram os vitrais, que também estavam pintados.
Eu falei: "foi ele que fez também, né?", porque eram parecidos com as pinturas.

A gente saiu do salão e deu num átrio imenso e largo, de uns 3 andares, cheio de gente circulando.
Tinha um barco pirata com uma vela pendurado no teto, tamanho natural.
Era de papel branco e tinha uma estampa roxa pintada nele por igual, não era pintado como barco.
As pessoas subiam no barco no último andar do átrio e ele era descido por cordas até o térreo, tipo uma instalação mega divertida.

Nessa hora em que a gente saiu do salão, o pintor estava subindo no barco. Ele era bem novinho e estava de macacão branco, com uma mochila, e estava super feliz porque seu trabalho tinha sido reconhecido em vida.

Ele tinha pintado as paredes e os vitrais pra zoar o museu, mas tinham gostado tanto que aboliram a exposição original e fizeram a dele, que estava sendo aquele dia.
O barco era dele também. Só não sei porque tinham escondido a igreja.

Quando eu acordei, comecei a contar o sonho do Freddie Krueger e o da Olivia Newton John pro Gustavo, e de útima hora lembrei desse: " ah! teve o sonho do Gaya! Do pintor! Fernando Gaya, o pintor espanhol.". No sonho, falavam o nome dele toda hora.
Ele até perguntou se não era Goya, mas eu falei que era Gaya mesmo e que o Goya pintava coisas muito escuras pra ser esse.
E o Gustavo ficou zoando o espírito da Terra.

Então eu vim postar sobre o sonho, e resolvi dar um google.

: O

Nenhum comentário: